Sobre o Município

A valorização da saúde bucal em Esperantina

Saúde - 22/04/2015

...

A Secretaria municipal de saúde de Esperantina esta buscando mostrar-se favorável ao progresso da Saúde, almejando sempre aproximá-la do Ideal, trabalhando incansavelmente em campanhas de prevenção e promoção de saúde, incluindo do idoso, da mulher, do homem, da criança, da saúde bucal etc.

No campo da Odontologia, deve-se reverencia à toda equipe saúde bucal do município (coordenada pela Cirurgiã-dentista, Nathália Oliveira Costa), pois todas temos gozado cada vez mais de condições dignas e salubres para a condução da Odontologia de forma salutar. Não é necessário prolixidade para elencar pontos que sobressaltem a importância da manutenção dos dentes; como a correta mastigação, fonação e estética. Afinal “saúde bucal reflete diretamente na saúde geral”. Quaisquer enfermidades que comprometam a estrutura do dente podem danificar desde o bem estar físico até o mental de um ser humano. Sensibilizados, propomos inovar.

Atualmente Esperantina dispõe de uma equipe de Saúde Bucal NOTURNA composta por Ytalo Telles (Cirurgião Dentista), André Luis (Cirurgião Dentista) e Janaina (Técnica em Saúde Bucal) (Sediada na Unidade Básica de Saúde Palestina) destinada ao atendimento de toda população Esperantinense, idealizada singularmente como alternativa ponderosa para os usuários que detinham dificuldade de usufruir dos serviços em horário diurno.

Os tratamentos regalados são desde procedimentos simples (como profilaxia e remoção de tártaro) até procedimentos de media alta complexidade (cirurgias bucais, Cirurgias Gengivais, restaurações Estéticas etc.)

Generalizando, o município, está buscando aprimorar não somente a qualidade técnica, no que tange a altíssima qualidade de materiais e instrumentais, como também a capacitação periódica do corpo de Cirurgiões-Dentistas que compõem a equipe de Esperantina. Oferecer tratamento exímio de Saúde aos usuários do S.U.S., talvez ainda esteja um pouco distante do dia-a-dia do Estado, mas nossa realidade já é capaz de saltar a frente de muitos vizinhos. Por isso, não poderia deixar de ratificar meu apelo para procurarem seus Postos de Saúde ou o atendimento Noturno. Dessa forma será possível a identificação precoce de qualquer doença bucal. No entanto, caso necessário, as unidades Básicas estarão munidas, também, de aparelhagem e mão de obra qualificada para a reabilitação de qualquer dano na cavidade oral, já instalado, com QUALIDADE SATISFATÓRIA.

Por fim, Humanizar: Tornar humano; dar condições humanas, assim como o significado etimológico da palavra, É QUE SE FAZ A POLÍTICA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO

Texto escrito por:

ANDRÉ LUIS RODRIGUES
CIRURGIÃO-DENTISTA-UFPI / ESB LAGOA SECA /ESB PALESTIN