Sobre o Município

Novembro azul incentiva exames preventivos conta câncer de próstata

Saúde - 06/11/2015

O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

...

A Prefeitura Municipal de Esperantina realizará neste mês de Novembro o movimento Novembro Azul em parceria com as secretarias do município, promove uma campanha a favor da saúde masculina. No evento será realizado palestras com os profissionais de saúde alertando os homens sobre a prevenção do câncer de próstata e orientações para uma vida saudável. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O câncer de próstata é uma ameaça silenciosa que afeta um a cada seis homens no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). É o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina brasileira, atrás apenas dos cânceres de vias respiratórias (pulmão, traqueia e brônquio), de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A doença só começa a provocar sintomas em fase avançada. Por isso, iniciativas como o Novembro Azul, promovido pela Prefeitura de Esperantina juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, estimulam a detecção precoce, através de dois exames que devem ser feitos anualmente depois dos 50 anos: o toque retal e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no exame de sangue.