Sobre o Município

Prefeitura realiza curso com cortes especiais de peixes para feirantes

Geral - 14/07/2018

Os feirantes aprenderam novas técnicas de filetar e retirar espinho de espécies de água doce como tambaqui, traíra e piranha

...

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, neste sábado (14), um curso de corte padronizado do pescado, voltado para os feirantes do Mercado do Peixe. O curso ministrado pelo técnico do Sebrae, Guilherme Sampaio Henrique Evangelista, ensinou novas formas de beneficiamento de peixe através de cortes especiais. 

A secretária de Desenvolvimento Agrário de Esperantina, Evellyn Sarah, destacou que esse é um dos primeiros cursos do calendário de capacitação que acontecem dentro da programação do 4º Festival do Peixe. 

“Teremos, ainda, o curso de atendimento aos clientes voltado para os permissionários do Mercado Público e o curso de evisceração de pescados, cortes padronizados e culinária do peixe, como preparação dos empreendedores que vão trabalhar na praça de alimentação durante o festival, de 26 a 29 de julho”, informa a secretária.

O consultor Paulo Alexandre Cruz lembra que essa parceria da Prefeitura de Esperantina e Sebrae o vai possibilitar a qualificação dos permissionários no Mercado Público para que atendam bem os clientes e visitantes.    

“As pessoas que vêm ao Festival vão conhecer os vários pratos da culinária à base de peixe, ajudando também o comércio local, melhorando o produto para agregar valor”, explica o consultor Paulo Alexandre Cruz.  

O 4ª Festival do Peixe e Feira da Piscicultura de Esperantina, que acontece de 26 a 29 de julho, deve reunir piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região. O festival é uma realização da Prefeitura de Esperantina, Governo do Estado e Sebrae.