Sobre o Município

Luan Santana agita a última noite de Festival do Peixe em Esperantina

Geral - 31/07/2018

O evento reuniu piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais.

...

O cantor Luan Santana foi a principal atração da noite de encerramento do IV Festival do Peixe e Feira de Piscicultura de Esperantina e agitou a multidão presente na avenida Petrônio Portela durante o domingo (29). Sucesso no Brasil, Luan Santana é o cantor brasileiro mais seguido nas redes sociais, com mais de 40 milhões de seguidores, e possui 5 mil fãs-clubes em todo o país.

Pela primeira vez no município piauiense, o cantor subiu ao palco da arena do festival e fez o público sair do chão com os seus maiores sucessos. Além de Luan Santana, durante o festival, cantores como a intérprete gospel Damares, Iohannes, Matheus Fernandes e a banda A Loba, além das atrações locais como o Trio Demodé e a banda Elvino, encantaram o público.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, pontua que o evento reuniu piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região dos Cocais. “Cumprimos a nossa missão de projetar para todo o Piauí a nossa identidade piscicultora e as riquezas que temos em nosso município, além de oferecer uma bela festa a todos de Esperantina e região ”, frisa a prefeita.

A quarta edição do Festival do Peixe de Esperantina entrou para a história como uma das mais movimentadas. Mais de 100 mil pessoas circularam pelo município durante os quatro dias de evento.

O festival reuniu atividades de fomento à piscicultura, atividades esportivas e culturais, programação de shows, além de feiras gastronômicas.

Competições esportivas

Para quem não quis ficar parado nem mesmo durante o dia, as competições esportivas tomavam conta do Festival do Peixe. O evento contou com provas de ciclismo, motocross, vôlei, futebol, natação, capoeira e canoagem.

Cursos voltados à gastronomia à base de peixe

O Sebrae ministrou para as merendeiras do município e permissionários do mercado municipal de Esperantina, o curso de Corte Padronizado do Pescado.

Competição Gastronômica

Também foi realizado um concurso de pratos à base de peixe. Além de apreciar os melhores pratos à base de peixe durante o festival, os interessados puderam se inscrever em um concurso gastronômico de alto nível que também premiou os vencedores.

Escolha da Miss Esperantina

Durante toda a prévia do festival, foi gerada a expectativa para a escolha da mulher mais bonita do município. A eleita foi Gessiane Pires. Também foram eleitos o Mister Esperantina (David Rodrigues) e a rainha do Longá (Maria Eduarda).

Distribuição de peixes

A Prefeitura de Esperantina realizou a entrega de 8 toneladas de peixe para a população carente do município, além da entrega de alevinos para os criadores de peixe.

Fórum Territorial de Piscicultura

Dentro da programação do nosso 4º Festival do Peixe, aconteceu o Fórum Territorial de Piscicultura. Foi uma oportunidade para ouvir os produtores e trocar experiências. O encontro reuniu representantes dos municípios do Território dos Cocais e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.