Sobre o Município

Esperantina atinge 62% da meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

Saúde - 22/08/2018

Campanha de imunização segue até 31 de agosto

...

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina divulgou o balanço parcial da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. Até o último sábado (18), dia D de vacinação, o município vacinou 62,80% das crianças.

Segundo a secretária de Saúde de Esperantina, Elisângela Amorim, é esperado que o município consiga vacinar até 98% das crianças até o final da campanha. A secretária acompanhou as atividades do Dia D de vacinação, no último sábado (18), nas zonas rural e urbana, e destaca que todas as regiões de Esperantina estão recebendo a vacina.

“Consideramos a campanha bem positiva aqui em Esperantina. O Dia D de vacinação foi bem produtivo, onde os pais compareceram em massa para vacinar seus filhos, e acreditamos que até o fim do prazo conseguiremos chegar bem perto dos 100% de crianças vacinadas”, frisa a secretária.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. A campanha de vacinação contra pólio e sarampo segue até o dia 31 de agosto.

Quem deve ser vacinado

Crianças entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias, no caso de sarampo. Já em relação à poliomielite, crianças que nunca foram imunizadas ao longo da vida irão receber a vacina injetável, e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a vacina via oral.