Sobre o Município

Prefeita de Esperantina participa de planejamento estratégico para a Região dos Cocais

Prefeitura - 14/06/2019

O encontro foi realizado pela SEPLAN em São João do Arraial

...

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, participou da 2ª Plenária Ordinária do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CTDS) de 2019, nesta sexta-feira (14), no município de São João do Arraial. O encontro é uma realização da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), por meio da Superintendência de Planejamento Participativo (SUPLE), e da Coordenação Territorial dos Cocais.

 

O Conselho Territorial é uma articulação de setores do Governo do Estado, parceiros institucionais, prefeituras e sociedade civil organizada, que deliberam sobre as demandas prioritárias do território para destinação dos recursos e ações de desenvolvimento.

 

Na ocasião, foram discutidas pautas como o Estudo do Plano Orçamentário do território dos Cocais, o Sistema de Inspeção Territorial, Feira Territorial e Campanha de Divulgação do CTDS dos Cocais. A programação teve início às 8h e seguiu até parte da tarde na Escola da Liberdade, em São João do Arraial.

 

Segundo Vilma Amorim, o objetivo central do Conselho é de melhorar os índices de qualidade de vida da população da região através do desenvolvimento com sustentabilidade. “No encontro pudemos discutir diversos pontos que devem nortear ações de desenvolvimento para os próximos anos. Tivemos a apresentação e validação do Orçamento para o território, discussão importante neste momento em que está sendo elaborado o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Estado do Piauí com foco na gestão para resultados”, disse a prefeita.

 

O evento ainda discutiu ações de fortalecimento das feiras municipais de agricultura familiar e políticas voltadas às mulheres.  Dentro da programação, foi apresentada a conjuntura atual da violência contra a mulher no Piauí com dados estatísticos, além de estratégias para reduzir os dados de feminicídio, tipificação de assassinatos cometidos em razão do gênero.