Sobre o Município

Unidades de Saúde recebem ações da campanha Agosto Dourado

Saúde - 14/08/2019

A primeira ação foi na UBS Mundo Novo. Mais 14 locais serão contempladas neste mês.

...

Com o intuito de incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em alusão à campanha Agosto Dourado. A primeira ação foi realizada na UBS Mundo Novo, nesta terça-feira (13). Outros 14 locais serão contemplados com atividades neste mês.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha pretende conscientizar sobre a importância do leite materno. “Essa é uma campanha de incentivo à amamentação exclusiva do leite materno. É o primeiro alimento da nossa vida, é através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido para que as mais variadas doenças sejam prevenidas”, comenta.

 

Elizângela comemorara o pontapé inicial da campanha na UBS do Mundo Novo. De acordo com a secretária, a equipe da Estratégia de Saúde acolheu com carrinho as gestantes e puérperas para o momento de troca de informações com os profissionais da saúde.

 

“Foi um belo momento de integração. As atividades continuarão durante todo o mês. Em cada UBS serão realizadas palestras voltadas para gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. As palestras são ministradas pelos médicos, enfermeiros e nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, esclarece a secretária de Saúde de Esperantina.

 

O “Agosto Dourado” simboliza uma campanha social pela maior consciência, não apenas das mamães, como dos papais, quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro”. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

 

Ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 
Agosto Dourado

Dia 13 (terça): Mundo Novo
Dia 15 (quinta): Sítio Alegre
Dia 16 (sexta): Mutirão 
Dia 20 (terça): Lagoa Seca
Dia 21 (quarta): Palestina 
Dia 22 (quinta): Alecrim 
Dia 23 (sexta): Luís Gonzaga 
Dia 26 (segunda): Chapadinha Norte
Dia 27 (terça): Centro e Chapadinha Sul
Dia 28 (quarta): Bairro Rural e Canto da Palmeira
Dia 29 (quinta): Bernardo Rêgo e Batista de Amorim
Dia 30 (sexta): Fazendinha