Sobre o Município

Esperantina: caminhão de mamografia inicia exames na Praça da Igreja Matriz

Saúde - 04/11/2019

O atendimento teve início nesta segunda-feira (4) e seguirá até o dia 21 de novembro.

...

Chegou a Esperantina a Unidade Móvel de Mamografia. O veículo está estacionado na Praça Leônidas Melo, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não tenham realizado o exame nos últimos dois anos, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo para fazer o agendamento. O atendimento teve início nesta segunda-feira (4) e seguirá até o dia 21 de novembro.

 

A iniciativa é da Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. O funcionamento é das 8h às 12h e de 14h às 17h. Por dia, cerca 70 mulheres devem ser atendidas.

 

De acordo com Elizângela Amorim, secretária municipal de Saúde, a ação tem com objetivo realizar o diagnóstico precoce e oferecer orientações sobre o combate do câncer de mama para as mulheres do município. “O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil, de acordo com informação do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Nesse sentido, a detecção precoce é o maior aliado para a cura da doença”, alerta.

 

O agendamento do exame pode ser feito na praça com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para ter acesso aos exames, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.  

 

Os resultados devem ficar prontos em torno de 15 dias a partir da realização dos exames e são entregues por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já com o encaminhamento para o sistema de saúde local, onde a mulher será acolhida e, se necessário, iniciará o tratamento.