Sobre o Município

Esperantina: campanha Dezembro Vermelho alerta para a prevenção da AIDS

Saúde - 09/12/2019

Serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde e na Penitenciária de Esperantina.

...

Para intensificar ações e promover sensibilização da população em relação ao HIV e ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha Dezembro Vermelho, com início nesta quarta-feira (11). Serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde e na Penitenciária de Esperantina.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha Dezembro Vermelho visa promover a comunicação com a sociedade esperantinense, trocando informações sobre prevenção e também sobre diagnóstico e tratamento. “Infelizmente, a incidência da Aids continua aumentando em todo Brasil. Por isso, a Prefeitura de Esperantina quer fortalecer essa luta, através da informação e da prevenção. Toda a sociedade pode fazer parte da campanha”, convida.

 

Durante as ações, Elizângela explica que serão realizados testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, orientações e entrega de preservativos. “É muito importante fazer exames periódicos, além do uso da camisinha em toda relação sexual. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Em situações de risco, qualquer cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima durante todo o ano”, explica.

 

As atividades serão realizadas nas seguintes datas:

 

11/12 – Mercado Público Municipal;

12/12 – Penitenciária de Esperantina;

16/12 – UBS do Conjunto Bernardo Rêgo;

19/12 – UBS da Localidade Sítio Alegre.