Sobre o Município

Mutirões de saúde promovem testes rápidos de HIV

Saúde - 12/12/2019

As ações fazem parte da campanha Dezembro Vermelho.

...

Com o intuito de sensibilizar a população em relação ao HIV e ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha Dezembro Vermelho nesta quarta-feira (12). A ação ocorreu no Mercado Público Municipal, com a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha Dezembro Vermelho visa promover a comunicação com a sociedade esperantinense, trocando informações sobre prevenção e também sobre diagnóstico e tratamento. “Infelizmente, a incidência da Aids continua aumentando em todo Brasil. Por isso, a Prefeitura de Esperantina quer fortalecer essa luta, através da informação e da prevenção. Toda a sociedade pode fazer parte da campanha”, afirma.

 

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. “A partir do momento que temos consciência sobre a doença, ou seja, formas de contágio, cuidados a serem tomados e formas de tratamento, passamos a nos cuidar mais. Em casos de dúvidas, devemos procurar ajuda, o mais rápido possível, uma vez que hoje o portador do HIV pode ter uma boa qualidade de vida”, salienta.

 

No Mercado Municipal, Elizângela conta que a experiência foi positiva, uma vez que o público foi muito receptivo com a temática. “No local, a equipe de saúde orientou as pessoas, fez entrega de preservativos e a realização de testes rápidos para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Lembrando que, em situações de risco, qualquer cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima durante todo o ano”, explica.

 

Estão previstas novas ações de conscientização na Penitenciária de Esperantina, bem como nas Unidades Básicas de Saúde do Conjunto Bernardo Rêgo e da Localidade Sítio Alegre.