Sobre o Município

Assistência Social realiza evento para interessados em atuar como peritos judiciais

Assistência Social - 05/03/2020

O evento é gratuito e acontece na próxima terça-feira, dia 10, às 9h30, no Auditório do CRAS.

...

Com o objetivo de incentivar os profissionais esperantinenses das mais diversas áreas a se cadastrarem no Tribunal de Justiça como peritos para atuação em processos jurídicos, a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a OAB-PI, Subseção de Barras, realizarão uma apresentação de um projeto de cadastro único aos interessados. O evento é gratuito e acontece na próxima terça-feira, dia 10, às 9h30, no Auditório do CRAS.

 

A parceria com a OAB, Subseção de Barras, foi solicitada pela secretária de Assistência Social, Regina Silva. A ideia inicial é incentivar os profissionais para se inscreverem como peritos, sanar as dúvidas e facilitar a nomeação dos mesmos.

 

“A Secretaria de Assistência Social de Esperantina recebe constantemente solicitações de pareceres judiciários, principalmente psicológico e social. No último mês, por exemplo, fizemos um mutirão para atendimento desse tipo de demanda, o que tem ocasionado uma sobrecarga nas nossas atividades. Foi então que procuramos a OAB/PI, por meio da Subseção de Barras, para incentivar o cadastro de novos peritos. De imediato, contamos com esse apoio. É uma ótima oportunidade para que os profissionais de Esperantina recebam um dinheiro extra pelo exercício da atividade”, conta Regina Silva.

 

A apresentação do projeto de cadastro único será conduzida pelo advogado Carlos Augusto Júnior, presidente da Subseção da OAB/Barras, que irá tirar todas as dúvidas dos profissionais. “O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial”, esclarece o advogado.

 

A parceria entre OAB/PI e Prefeitura de Esperantina prevê que os profissionais interessados participem de um cadastro único, que será encaminhado ao juiz responsável pela nomeação dos peritos. “Iremos encaminhar um ofício ao juiz responsável, com a lista única de profissionais interessados. O Tribunal de Justiça necessita de laudos em praticamente todas as profissões. Então, esperamos contar com a presença de engenheiros, médicos, psicólogos, arquitetos, assistentes sociais, dentistas, dentre outros”, convida Carlos Júnior. 

 

SERVIÇO:

Apresentação do Projeto de Cadastro Único para Peritos em Processos Judiciais

Data: 10 de março de 2020 (TERÇA)

Horário: 9h30

Local: Auditório do CRAS de Esperantina/PI