Sobre o Município

Primeira fase de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (25) em Esperantina

Saúde - 26/03/2020

Idosos e profissionais da saúde são o público-alvo desta etapa no município.

...

A 1ª fase da campanha de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (25) no município de Esperantina. Idosos e profissionais da saúde são o público-alvo desta etapa. A Prefeitura organizou os pontos de vacinação em diversos locais na zona urbana e na zona rural. As doses serão aplicadas em pontos externos, para evitar aglomerações dentro dos postos de saúde, por conta do coronavírus.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Amorim, é importante imunizar contra a gripe, mas para evitar o contágio de Covid-19 pelos idosos é necessário tomar alguns cuidados.

 

“Se você tem mais de 60 anos, evite aglomerações. Procure se vacinar de forma segura. É importante evitar as filas para se vacinar. Aguardem com paciência mantendo pelo menos um metro de distância uns dos outros. Os locais de vacinação foram distribuídos estrategicamente para dispersar as pessoas em diferentes pontos do município. Tem vacina na cidade e na zona rural também”, recomenda.

 

Elizângela pontua que a Prefeitura está seguindo a orientação federal de antecipar a campanha, neste ano, para ajudar a diferenciar os casos de gripe pelo Influenza do novo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina. “Se a população estiver imunizada contra os vírus da gripe, será mais fácil suspeitar e buscar o diagnóstico do novo coronavírus. Além disso, se menos pessoas forem acometidas de síndromes gripais, evitaremos uma sobrecarga no sistema de saúde”, explica a gestora.

 

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, reforça o apelo para que os idosos não deixem de se imunizar, pois são uma camada da população mais suscetível ao vírus e com mais chances de agravamento da doença.

“A vacina é muito importante para se proteger contra essa onda de síndromes respiratórias que nós estamos enfrentando na estação chuvosa. Vamos fazer tudo com cuidado, sem aglomeração e com o mínimo de contato com outras pessoas”, finaliza.

 

Confira os locais de vacinação:

 

 

EQUIPES

 

LOCAL DE VACINAÇÃO

Centro

Praça da Igreja Matriz

Chapadinha Norte

Creche São Tarcísio

Chapadinha Sul

Área Externa da UBS

Bairro Rural

Área Externa da UBS

Palestina

Praça da Escola Maria das Graças

Alecrim

Creche do Bairro

Lagoa dos Macacos

Escola da Localidade

Fazendinha

Área Externa da UBS

Bernardo Rêgo

 

Casa da Comunidade

Mundo Novo

 

Área Externa da UBS

Olho D’Água

 

Escola da Localidade

Canto da Palmeira

Casa da Comunidade e Escolas das localidades: Lagoa da Caiçara, Mocos, Malhada do Meio e Ingazeira

 

Sitio do Alegre

Ginásio da Escola

 

Nova Esperança

Área Externa da UBS

 

Batista de Amorim

UBS

 

Lagoa Seca

Praça da Lagoa Seca

 

Mutirão

Centro de Convivência