Sobre o Município

Prefeitura emite nota sobre primeiro caso de Covid-19 em Esperantina

Saúde - 18/04/2020

O quadro apresentado era assintomático e a transmissão foi comunitária.

...

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Esperantina, divulgado na noite de sexta-feira (17), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota informativa. Trata-se de uma mulher, de 31 anos, profissional da saúde. O quadro apresentado era assintomático e a transmissão foi comunitária, ou seja, quando não se consegue identificar a cadeia de transmissão.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Amorim, a paciente está em isolamento social domiciliar desde a divulgação do resultado do teste rápido.

 

“Algumas pessoas perguntaram como foi o contágio dela e se ela teve contato com o médico teresinense, que deu plantão no SAMU de Esperantina, e que também testou positivo. No entanto, ela não teve contato com o referido médico. Como não sabemos de onde partiu o contágio, o caso confirmado é de uma transmissão comunitária. Pode ter acontecido em qualquer parte do município por onde ela andou. É por isso que, a partir de agora, todos passam a ser suspeitos”, esclarece a secretária de Saúde, Elizângela Amorim.

 

NOTA NA ÍNTEGRA

 

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Esperantina trata-se de uma mulher, de 31 anos, profissional da saúde. Ela não apresenta sintomas, ou seja, é assintomática e se recupera em isolamento social domiciliar. Ela contará com a orientação da equipe multiprofissional treinada e capacitada para conduzir o caso, seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Além disso, por atuar na área, ela conhece bem o protocolo e está colocando em prática.

 

Por uma questão ética e em respeito à paciente e à sua família, escolhemos não identificar seu nome. Mas também cumprindo com a transparência, que é tão importante pra nós, estamos aqui repassando essas informações. O que pedimos é solidariedade, empatia, respeito e união. Todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte neste momento.

 

É fato que o vírus está em nossa cidade, mas não precisamos de pânico. As orientações continuam as mesmas. No entanto, nossa atenção pode ser ainda maior. Por isso, conclamamos a população para adoção das medidas de prevenção. Evitar locais com aglomerações e redobrar o cuidado com a higiene das mãos utilizando água e sabão ou álcool em gel são importantes aliados para evitar a disseminação do vírus.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Esperantina