Sobre o Município

Prefeita faz apelo para o cumprimento do isolamento social

Saúde - 08/05/2020

Equipes da Polícia Militar estão na cidade para reforçar as medidas de prevenção.

...

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, fez mais um apelo à população esperantinense para o cumprimento do isolamento social no município. Somente nesta quarta-feira (6), mais seis casos de Covid-19 foram confirmados pelo boletim epidemiológico. A partir desta quinta-feira (7), novas equipes da Polícia Militar estarão na cidade para reforçar as medidas de prevenção.

 

Com os novos casos confirmados de Covid-19, Vilma Amorim voltou a conclamar a população para intensificar o isolamento social, principal medida para a não disseminação do vírus. “Graças a Deus não temos nenhum óbito registrado. Mas se a gente não fizer o isolamento social ideal, isso pode ser apenas uma questão de tempo, pois já temos casos confirmados em diversos bairros. E pode ser a mãe, o pai, o vizinho, o amigo ou alguém próximo. Isso é muito triste. Todos os esforços das equipes de saúde não serão suficientes se não houver um esforço complementado por uma dose de consciência, responsabilidade e mudança de hábitos da população”, pondera.

 

Como forma de endurecer as restrições adotadas pelo município, Vilma Amorim conta que articulou, em parceria com o Governo do Estado, o reforço de equipes da Polícia Militar. “Solicitamos apoio da Polícia Militar do Piauí, que estará em Esperantina a partir desta quinta-feira (7) para reforçar nossas equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde, além das barreiras. A ordem é fortalecer a fiscalização e a orientação das pessoas que insistem em descumprir com o isolamento”, explica.

 

Segundo a última estimativa da Inloco, empresa contratada pelo Governo do Piauí para fazer o monitoramento por meio de geolocalização, Esperantina apareceu fora da lista dos 100 municípios com o melhor isolamento social, com cerca de 57%. “Vamos continuar vigilantes. É necessário ficar em casa, fazer a higiene correta, lavar as mãos e, caso necessário, se precisar ir as ruas, vamos usar máscaras. Não é momento de flexibilizar medidas e sim de endurecer. Não vamos permitir aglomerações”, enfatiza.

 

Boletim Epidemiológico

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (7), mais três casos testaram positivo para Covid-19 em Esperantina. Trata-se de um homem de 26 anos, residente do bairro Chapadinha Norte; uma mulher de 68 anos, da comunidade Lagoa Seca; e uma mulher de 32 anos, do Novo Milênio. Todos apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

 

Até o momento, três estão curados da doença e nenhum óbito foi registrado no município. De acordo com o Painel Epidemiológico da Covid-19 em Esperantina, os 29 casos estão assim divididos:

 

1. Localidade Tapuio: 5  

2. Chapadinha Norte: 5

3. Km 7: 3

4. Bairro Rural: 3

5. Centro: 2

6. Santa Luzia: 2

7. Fazendinha: 2

8. Palestina: 2

9. Alecrim: 1

10. Mão Santa: 1

11. Carraspanha: 1

12. Lagoa Seca: 1

13. Novo Milênio: 1