Sobre o Município

Técnicos da secretaria de assistência social recebem capacitação para atuarem no programa busca ativa

Assistência Social - 10/02/2021

O Programa busca identificar famílias do cadastro único que não recebem nenhum beneficio social

...

A Superintendência de Direitos Humanos da secretaria estadual de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta feira (10), treinamento com técnicos da secretaria de assistência social da cidade de Esperantina.


O treinamento para atuação no Programa Busca Ativa, aconteceu no auditório da biblioteca municipal e contou com a presença da superintende de Direitos Humanos na Sasc, Janaina Mapurunga, do secretário de assistência social, Walter Sousa e técnicos do CREAS e do CRAS.


 O Busca Ativa é um programa da Sasc, em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, e faz parte do programa PRO Social. A iniciativa visa, prioritariamente, ao treinamento de equipes técnicas de 45 municípios para identificação de famílias em situação de extrema pobreza e que ainda se encontram fora dos programas de transferência de renda.


A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaina Mapurunga, explica a importância de buscar essas famílias. “São famílias extremamente pobres, com renda de até 89,00 reais per capto, que estão no Cadastro Único, do governo federal, mas que não são beneficiadas nem com o Bolsa Família, nem com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nem com o auxílio emergencial.  Nós estamos treinando as equipes dos municípios para fazer a identificação das famílias e também para preenchimento de um questionário próprio do programa Buscas Ativa, porque muitas vezes as famílias aumentam ou diminuem e não atualizam o cadastro”, completa a gestora.


Janaina Mapurunga, ainda acrescentou que é muito importante a parceria com os municípios e agradeceu a recepção e toda logística para atender os técnicos e nos próximos dias será assinado um termo de cooperação com os municípios para que as famílias sejam identificadas e inseridas nos programas sociais.
O secretário de assistência social Walter Sousa falou da importância do programa que vai identificar muitas famílias carentes do município, que estão fora dos programas sociais.


“Estamos recebendo aqui hoje na cidade de Esperantina recebendo a equipe da SASC, para fazer esta capacitação com os nossos técnicos que lidam direto com os programas sociais, nós estamos sendo o terceiro município a receber esta capacitação, para melhorar e identificar as famílias que já podem deixar o programa e inserir outras que estão fora”. Disse o secretário.