Sobre o Município

Potencialidades

Potencialidades

Atividade Econômica no Território dos Cocais

A história do Território dos Cocais, ou de seus municípios mais antigos, está relacionada à colonização dos portugueses e às fazendas de gado ali implantadas, tendo o povoamento de suas terras ocorrido a partir do século XVII. O Território dos Cocais está localizado na Macrorregião Meio-Norte, na porção Centro-Norte da bacia do rio Parnaíba e conta com uma área de 17.512,8 km² e uma população estimada para 2006 de 367.796 habitantes. 16 Esse Território, na parte piauiense, é composto por dois conjuntos de aglomerados municipais (22 municípios no total), onde se destacam por suas posições estratégicas e pelos potenciais econômicos e funções polarizadoras, os Municípios de Piripiri e Esperantina. É importante salientar o papel desempenhado pela cidade de Pedro II como importante centro artesanal e pelas pedras preciosas (opalas) ali extraídas. Os municípios que compõem o território são: Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial, Brasileira, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Mílton Brandão, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João da Fronteira e São José do Divino. No aspecto turístico, destacam-se a própria cidade de Pedro II, com seu festival de inverno; Piripiri, com as belezas do açude Caldeirão; Piracuruca, com sua religiosidade, sem contar com o parque ecológico estadual da Cachoeira do Urubu, situado no rio Longá, entre Esperantina e Batalha e o Parque Nacional de Sete Cidades, com seus monumentos rochosos caprichosamente esculpidos pela natureza e as inscrições rupestres neles incrustados. Outro destaque nesta mesma cidade é a mineração da ardósia, uma variedade de mármore conhecida popularmente como Pedra de Piracuruca. A indústria de confecções em Piripiri possibilita ao município o turismo de negócios. Para atender aos anseios desta pesquisa, os municípios escolhidos para representar o território foram Piripiri e Esperantina.

a) Potencialidades econômicas

Em resposta à questão que trata das principais potencialidades econômicas, o território respondeu o seguinte: pecuária (caprino, ovino, apicultura, suíno, aves e bovino), piscicultura, agricultura (arroz, feijão, milho e mandioca, horticultura), turismo, cana-deaçúcar, extrativismo da carnaúba (cera e pó), do buriti, do tucum e coco babaçu, fruticultura (cajucultura, melancia e plantação de banana irrigada), indústria, confecções, comércio atacadista e varejista.

b) Potencialidades efetivamente exploradas

Para os entrevistados a piscicultura, indústria de confecções e agricultura estão sendo bem exploradas e as demais potencialidades, parcialmente.

c) Atividade econômica principal

No que diz respeito à principal potencialidade econômica do(s) município(s), os entrevistados responderam: agricultura tradicional e irrigada, extração vegetal, indústria de confecções, comércio.

Fundação CEPRO.