Sobre o Município

Esperantina: 10 toneladas de peixe são entregues no terceiro dia de Festival

Social - 28/07/2019

A ação beneficiou mais de 3 mil famílias carentes.

...

A Arena do Peixe acordou bem cedo para o momento da entrega de 10 toneladas de peixe produzidos por piscicultores de Esperantina. A atividade abriu a programação do terceiro dia do 5º Festival do Peixe, na manhã deste domingo (28), quando mais de 3 mil famílias carentes foram beneficiadas.  A ação é uma realização da Prefeitura de Esperantina em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

As famílias beneficiadas são atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e/ou foram selecionadas pelos agentes de Saúde do município, sendo elas das zonas rural e urbana.

 

De acordo com a organização do evento, 3.500 senhas para receber os peixes foram distribuídas. Estima-se que cada pessoa tenha recebido 3kg de pescado.

 

Além de atender famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar, a iniciativa incentiva o cultivo de peixes na região. “O PAA é um programa que possibilita a aquisição dos peixes, todos produzidos por piscicultores da região para destinar àqueles que mais necessitam. O investimento foi de R$ 100 mil na compra dos peixes pelo programa”, afirma Vilma Amorim, prefeita de Esperantina.

 

O Festival do Peixe representa uma nova perspectiva na área produtiva econômica da região. De acordo com Aline Alencar, chefe de gabinete da SEAF, ações como essa são muito importantes para o desenvolvimento social e  agricultura familiar. “É um passo acertado que está se dando em apoio à agricultura familiar, ao piscicultor familiar. Sem falar da qualidade do produto produzido, que traz muitos benefícios à saúde”, afirma.

 

A programação do evento segue hoje com visitação aos estandes na Arena do Peixe e no Espaço do Piscicultor, até as 16h. As festividades do evento encerram com a apresentação de shows na Arena do Peixe, a partir das 20h. As atrações são: David Farra, Léo Chaves, Taty Girl e Toca do Vale.